Banco central da Índia dá sinal verde para blockchain

A blockchain tá mais rápida que o papa leguas

Publicado em 10 de janeiro de 2017 por

Seguindo os passos do 5.º maior banco da Índia, que anunciou uma implementação de transações em blockchain, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Bancária, braço de pesquisa do banco central do país, diz ter testado a tecnologia para os principais processos bancários nacionais.

O IDRBT é um braço do Reserve Bank of India (RBI). Ele diz que chegou o momento do Banco da Índia adotar o uso de blockchain. O banco Yes, usou blockchain para digitalizar o financiamento de fornecedores para um fabricante de aparelhos de consumo.

Publicidade

Publicidade

Mercado em expansão

Em seu white paper intitulado “Applications of Blockchain Technology to Banking and Financial Sector in India”, o IDRBT observou que a Blockchain tem o potencial de abordar certas limitações dentro dos atuais processos do setor de serviços financeiros “modernizando, racionalizando e simplificando o design tradicional da infraestrutura da indústria financeira com um tecido compartilhado de informações comuns “. O documento classificou suas vantagens em economia de custos, eficiência e transparência.

De acordo com o CEO do grupo Auxesis, Akash Gaurav, países como a Índia precisam da tecnologia Blockchain, pois ela desbloqueia muitas possibilidades e eficiências em várias indústrias.

A Auxesis de Gaurav oferece soluções de ponta a ponta, desde ideação e consultoria até como a Blockchain pode ajudar as organizações a melhorar suas funcionalidades ou protótipos e desenvolver as soluções finais para que elas possam permitir a exploração da tecnologia nascente sem nenhum risco. Ele diz:

“Para um país em desenvolvimento como a Índia é importante, para o governo, chegar a uma solução que acabasse com as questões relacionadas com a falsificação e a corrupção para tornar o sistema mais transparente e seguro. Esses sistemas podem ser habilitados usando tais tecnologias de livro distribuído como a Blockchain.”

Num roteiro sugerido para a adopção da tecnologia Blockchain no sector bancário indiano, que incluirá transações intrabancárias, interbancárias e de bancos centrais; a IDRBT sugeriu que a Blockchain “amadureceu suficientemente e existe uma consciência entre as partes interessadas que torna o momento apropriado para iniciar esforços adequados para digitalizar a Rúpia Indiana através dela”.

A publicação ainda referiu-se aos esforços dos bancos centrais no Canadá, na Inglaterra, na Suécia e nos Países Baixos, que começaram a explorar o uso de Blockchain para digitalizar sua moeda para alcançar uma sociedade sem dinheiro.

Como um mercado de Blockchain em expansão, várias empresas, incluindo Auxesis, que é a primeira e mais antiga empresa de contabilidade distribuída da Índia que começou em 2014, estão aproveitando a crescente tendência.

A empresa, que desenvolveu projetos de inicialização como o aplicativo de remessa Cashaa e BTC2BID, uma plataforma de negociação p2p Bitcoin; desenvolveu soluções sobre o recurso de contrato inteligente da Ethereum para algumas instituições financeiras. Ela recentemente se associou com a Multichain.org, para desenvolver mais POC para instituições financeiras e bancos, visando estender as capacidades da Blockchain em vários setores,  assim construindo aplicativos práticos e escaláveis para seus clientes.

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment