Banco Nacional da Ucrânia não abandonou planos de emitir moeda eletrônica

A Comissão Nacional de Valores Mobiliários e Bolsas da Ucrânia (NSCO) apresentará para discussão ao Conselho de Estabilidade Financeira a questão do reconhecimento das criptomoedas como instrumento financeiro.

Publicado em 27 de setembro de 2018 por

O Banco Nacional da Ucrânia (NBU) ainda está planejando a emissão de uma moeda eletrônica (“e-grívnia”) com base na tecnologia de Blockchain. Isto é relatado por vesti-ukr.

Através da emissão de uma moeda digital centralizada, o Banco Nacional pretende reduzir a circulação de moedas fiduciárias. Para evitar a inflação, os cidadãos serão capazes de trocar o futuro “e-grívnia” por dinheiro e fundos não-caixa em uma proporção de 1:1.

“Estamos estudando como o grívnia eletrônico pode contribuir para o cenário de pagamento da Ucrânia, um aumento na participação de assentamentos não monetários e diminuição do seu custo”, afirmou o NBU.

Segundo Aleksey Kushch, assessor do chefe da Associação dos Bancos Ucranianos, a Blockchain lançará uma nova forma de circulação monetária no país: a circulação digital.

“O dinheiro digital estará nas contas dos bancos, mas será registrado em uma carteira eletrônica. Ao mesmo tempo, devido à tecnologia de Blockchain, o dinheiro será protegido contra fraudes, ataques de hackers e retiradas ilegais”, disse Alexei Kushch.

Ele acrescentou que o dinheiro digital não garante o anonimato, sendo que dessa forma, não será possível comprá-lo com criptomoedas.

“Uma importante diferença entre uma criptomoeda e moedas digitais é que as últimas são emitidas por instituições financeiras e são obrigações, que podem ser compradas por dinheiro”, explicou Kusch.

Até agora, o regulador financeiro não apresentou um plano para a implementação da ideia.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment