DestaqueNotícias

Blockshipping, transporte é coisa séria

Transportar mercadorias muitas vezes é sinônimo de dor de cabeça – seja pela alta burocracia, por atrasos ou até mesmo por entregas nos lugares errado. Exemplificando a partir de uma situação ocorrida em 2017, quando mais de 10 toneladas de peixe foram descartadas pelo IBAMA por um erro operacional de transporte de carga e a companhia desembarcou a carga na cidade errada, fica evidente a deficiência do sistema atual de transporte – deficiência essa que resulta em várias perdas, tanto em dinheiro quanto em comida, por exemplo.

Esse é apenas um exemplo dentre outros muitos que ocorrem mundo afora: outro dos problemas que mais chama atenção é a falta de fiscalização – ter cargas avariadas e extraviadas já é algo considerado “comum”. Diante desse turbulento mercado, surgiu a Blockshipping, que decidiu se inserir no meio e trazer calmaria.

O principal objetivo da Blockshipping é garantir que a carga seja entregue em perfeito estado, sem perdas, desvios, atrasos e, principalmente, sem gastos desnecessários. Como isso será feito? O primeiro passo é o monitoramento de cargas que a plataforma Blockshipping disponibilizará, e que tornará possível fiscalizar as cargas em tempo real.

Ponto positivo que vale destacar: preocupação com o meio ambiente. A empresa investiu bastante no setor de logística para ter maneiras de mandar a mesma quantidade de cargas em menos vezes. A plataforma GSCP (Global Shared Container Platform) espera reduzir a emissão global de CO2 em mais de 4 milhões de toneladas por ano.

O que é a GSCP? É uma plataforma neutra para todos os participantes do setor de transporte de contêineres, sejam transportadoras, portos, empresas de transporte etc.

Compartilhamento

Na plataforma GSCP serão emitidos dois tipos de tokens, o primeiro deles será o Container Plataform Token (CPT), que será utilizado pelos usuários da indústria e funcionará basicamente para compensação e estabelecimento de transações entre seus estabelecimentos.  As funcionalidades são várias, abrangendo compra de capital, taxas de transporte de containers e outros.

O outro token será o Container Crypto Coin (CCC, para os íntimos), que será emitido na Blockchain global do Ethereum para a ICO.  

Uma porcentagem da receita gerada pelas taxas de transação do GSCP será destinada à uma pool compartilhada e depois, por meio de dividendos, os fundos mantidos nessa pool de compartilhamento serão repassados aos proprietários de tokens CCC, sendo que dessa forma, detentores de tokens de curto e longo prazo serão recompensados.

ICO Blockshipping

A ICO da plataforma será conduzida a partir do dia 14 de maio – é possível acompanhar a contagem regressiva no website oficial da startup. Vale ressaltar que o hard cap será de US$24,8 milhões. O site Blockshipping também disponibiliza um roadmap do projeto, onde é possível observar o passo a passo do planejado para a plataforma. Para mais informações, acompanhe as redes sociais da startup:

Facebook | Twitter | Telegram

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *