Notícias

Chainalysis analisa causas do colapso do Bitcoin

preço do bitcoin btc usd brl dolar real analise semana

Chainalysis, uma startup de Blockchain baseada em Nova York, em seu relatório “A grande queda do Bitcoin: as causas e o que nos espera no futuro” analisou causas da queda de preço do Bitcoin em mais de três vezes – de US$20 mil para US$6 mil.

A Chainalysis está confiante de que a venda em massa de Bitcoins foi provocada por rígidas medidas provenientes de reguladores no momento em que o preço do ativo foi impulsionado apenas pela atitude positiva dos investidores e não respaldada pelas forças motrizes fundamentais. Como resultado, isso levou ao “comportamento de rebanho” no contexto de uma crescente correlação entre várias corretoras e criptomoedas.

“Os mercados tradicionais têm uma série de indicadores fundamentais que permitem aos investidores compreender e avaliar as flutuações dos preços e as mudanças nos volumes de negociação. Já a indústria de criptomoedas ainda não decidiu quais seriam seus valores fundamentais em tempos de maior volatilidade”, resume o relatório.

Analistas da startup também apontaram para o fato de que o número de consultas de pesquisa no Google cresceu mais rápido que o preço da Primeira Moeda, assim o Bitcoin simplesmente não conseguiu manter essa trajetória ascendente meio “louca”.

“No mercado de ações, uma correção normal é de 10%, e o mercado de ursos é de 30%. Já o preço do Bitcoin caiu em 70% a partir de 6 de fevereiro”, enfatiza o relatório.

Em dezembro de 2017 e janeiro de 2018, os volumes de negociação em vários sites começaram a se correlacionar quase que completamente – o que acontecia em uma corretora era imediatamente repetido em outras. Se as “baleias” em uma plataforma começavam a vender, isso imediatamente se replicava em todos os lugares.

Em dezembro, investidores estavam comprando mais criptomoedas que foi vendendo, o que levou a uma grande diferença entre a oferta e a demanda. Assim, dada esta circunstância, o mercado não conseguiu manter os elevados preços.

Além disso, os preços do Bitcoin e de outras altcoins também demonstraram uma acentuada correlação, o que levou a um movimento descendente semelhante em todas as criptomoedas.

Vale ressaltar que, segundo o relatório da empresa Fundstrat Global Advisors, atualmente o custo de produção de um Bitcoin é quase o mesmo que a taxa do ativo.

A Fundstrat avalia três indicadores: o custo do equipamento para mineração, o custo da eletricidade, e custos gerais associados, em particular, a manutenção dos sistemas de resfriamento.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *