BásicoNotícias

CO e OCOI- sinais de reversão da tendência de um determinado ativo

No mercado de capitais, nem sempre as coisas saem como esperado. Mesmo estudando o máximo possível a respeito de um ativo e do cenário que o cerca, há sempre a possibilidade de surgir um evento inesperado ou mudança em alguma variável que o afete. Nesse sentido, o mercado hoje disponibiliza diversos recursos que nos ajudam, por exemplo, a minimizar os riscos.  

Análise Técnica – Padrões de Reversão

Os padrões de reversão são sinais importantes que apresentam a reversão da tendência atual de um determinado ativo. Neste artigo trataremos dos padrões Ombro Cabeça Ombro (OCO), padrão de reversão de uma tendência de alta para uma tendência de baixa e Ombro Cabeça Ombro Invertido (OCOI), que indica a reversão de uma tendência baixista para uma tendência altista.

Ombro Cabeça Ombro – OCO

O padrão OCO é um padrão de reversão de tendência de alta. Assim, precisa se apresentar no topo de uma tendência altista. Esse padrão é representado por um leve sinal de topo, acompanhado, em seguida, pela realização até uma área de suporte, que será denominada Neck Line (ou linha de pescoço). Depois disso, o topo anterior será rompido e um novo valor acima do anterior será marcado, voltando novamente a testar a Neck Line. Após esses dois topos, um novo sinal de topo é configurado na mesma região do primeiro, voltando mais uma vez para o suporte da Neck Line.

Após essa movimentação, que inclui três sinais de topo, no qual o topo do meio é mais alto e os topos laterais mais baixos, atingindo ambos aproximadamente a mesma altura, a figura formada é semelhante ao de dois ombros com uma cabeça no meio. Daí o nome do padrão.

Após a formação da figura no gráfico, que é marcada pelos pontos citados, o padrão precisa ser rompido, com um rompimento da Neck Line. Assim, o movimento desse seguir em busca do novo objetivo deve ter a mesma distância do Neck Line para o central. Contudo, dessa vez, o movimento deve ser para baixo.

CO e OCOI- sinais de reversão da tendência de um determinado ativo. BTCSoul.com

Principais Características do OCO

  • Ocorre dentro de uma tendência de alta. Isto significa dizer que topos e fundos ascendentes antecedem a formação do padrão. A cabeça é o último topo ascendente, o que quer dizer que ele é o ponto mais alto da tendência.
  • Projeção – a projeção é simplesmente o objetivo de baixa que o preço pode atingir após romper a linha de pescoço. Essa projeção é calculada de modo bastante simples: basta pegar a altura do padrão, distância vertical entre o topo mais alto e a linha de pescoço, e projetá-la abaixo da linha de pescoço a partir do ponto onde houve o rompimento.

Ombro Cabeça Ombro Invertido (OCOI)

O OCOI é um padrão gráfico que sinaliza a reversão de uma tendência de baixa para uma tendência de alta. Sua configuração e objetivo são exatamente simétricos ao OCO. Como o OCOI é um sinal de reversão de tendências de baixa, após a figura rompida o objetivo é montar uma nova tendência de alta.

CO e OCOI- sinais de reversão da tendência de um determinado ativo. BTCSoul.com

Principais Características OCOI

  • Esse padrão acontece dentro de uma tendência de baixa. Ou seja, topos e fundos descendentes antecedem a formação do OCOI. A cabeça é o último fundo descendente ou o ponto mais baixo da tendência.
  • Projeção – a projeção nada mais é que o objetivo de alta que o preço pode chegar após superar a linha de pescoço. Essa projeção pode ser calculada usando a altura do padrão, distância vertical entre o fundo mais baixo e a linha de pescoço, e projetá-la acima da linha de pescoço a partir do ponto no qual aconteceu o rompimento.

https://docs.google.com/document/d/1T3UDL9VBygjH-MHinNz9IkQNaS8k8-wfWNMNMpdBDqk/edit#

 

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *