Notícias

Investigação: Coréia do Norte mantém estoque criptográfico no servidor de universidade em Pyongyang

Os hackers norte-coreanos, por ordem das autoridades da RPDC, capturaram criptoativos avaliados em dezenas de milhões de dólares dos cidadãos sul-coreanos.

Especializada em segurança cibernética, a empresa americana AlienVault descobriu um software para mineração escondida enviando criptomoedas extraídas ao servidor da Universidade Kim Il Sung, em Pyongyang. Isso foi escrito pela Reuters.

De acordo com a agência, o programa foi inventado no final de dezembro em uma das universidades da capital da Coréia do Norte e projetado para fornecer ao país novos canais de entrada de moedas criptográficas.

“O programa usa computadores host para extrair Monero. As criptomoedas podem fornecer ao país sub-nacional canais de vida financeiros. Como resultado, as universidades de Pyongyang mostraram interesse em criptografia e tecnologia de Blockchain”, afirmou a AlienVault.

De acordo com o AhnLab, o endereço de IP 175.45.178.19 da Coréia do Norte foi repetidamente visto nas operações de negociação com a moeda criptográfica. Anteriormente, ele “acendeu” em ataques cibernéticos contra autoridades sul-coreanas em 2014-2015.

No entanto, a empresa enfatiza que o servidor norte-coreano que utilizou o software para mineração não estava conectado à rede global, ou seja, poderia enganar deliberadamente um observador externo sobre a existência de “laços norte-coreanos”.

“Também é necessário levar em conta o fato de que não só os cidadãos da RPDC, mas também estudantes estrangeiros estudam na Universidade Kim Il Sung, bem como especialistas de outros países”, acrescentou AhnLab.

A administração da universidade e os representantes da RPDC nos EUA ainda não comentaram esta situação.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *