Notícias

Estudo: equipe Bitcoin Private removeu secretamente o limite do fornecimento de moedas

Recentemente, a Coinmetrics publicou um relatório intitulado “Do not trust, verify: an example of Bitcoin Private”, que afirma que os desenvolvedores silenciosamente aumentaram a oferta máxima dessa moeda, violando as disposições do WhitePaper.

O Bitcoin Private (BTCP) foi criado como resultado de uma hardfork do Bitcoin e do ZClassic (um fork do Zcash). A moeda suporta evidência da revelação zero zk-SNARK e, portanto, é dotada de um alto grau de anonimato.

Inicialmente, o volume da oferta para o Bitcoin Private, em analogia ao Bitcoin, foi limitado a 21 milhões de moedas, sendo que, no entanto, pesquisadores da Coinmetrics descobriram que os desenvolvedores do BTCP violaram as provisões de seu documento principal.

“2,04 milhões de Bitcoin Private foram emitidos de forma oculta durante a importação de saídas de transações não utilizadas (UTXO) do Bitcoin e enviadas para a pool BTCP protegido”, afirmaram os especialistas.

As pools BTCP protegidas contêm moedas correspondentes a endereços ocultos, que usam a tecnologia de anonimização de transações Zk-snarks. Esse “movimento do cavalo” permitiu aumentar o limite real da oferta de BTCP para 23,04 milhões.

A Coinmetrics explica que no processo do hardfork do Bitcoin Private e da UXTO, “blocos especiais” foram emitidos na rede BTCP, sendo que cada um deles incluiu 400 saídas extras com 50 moedas.

No total, de acordo com especialistas, 102 desses blocos foram liberados e, consequentemente, foram formados mais 2.040.000 BTCPs (102 “unidades especiais” × 400 saídas × 50 BTCP).

No gráfico abaixo, a linha azul indica a oferta atual do BTCP; a laranja indica a oferta prevista:

Fonte: CoinMetrics

Onde está o lucro?

Os pesquisadores observam que no dia 29 de abril, essas moedas foram enviadas para endereços protegidos. Alguns meses depois, de 11 de julho a 18 de agosto, cerca de 300 mil BTCPs foram liberados para o mercado.

A venda dessas moedas a preços de mercado, segundo a CoinMetrics, poderia trazer de US$1 a US$1-3 milhões para os desenvolvedores do Bitcoin Private. Os restantes 1,74 milhão de BTCP permanecem imóveis em endereços protegidos.

Será que valeu a pena?

A pesquisa, aparentemente, abalou a taxa do Bitcoin Private: a moeda caiu de preço em quase ¼ em apenas um dia.

Muitos representantes do setor criptomonetário, depois de ler o relatório da CoinMetrics, chamaram as ações da equipe do Bitcoin Private de fraude: @ArminVanBitcoin, por exemplo, um conhecido frequentador do Twitter, chamou esse projeto de golpe, assim como os outros forks mais conhecidos do Bitcoin:

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *