Notícias

Hackers tentam usar dispositivos IoT para minerar bitcoins

Na nova versão do Malware de IoT Mirai foi encontrado um módulo para a mineração de Bitcoin, mas aparentemente seus atacantes não parecem tê-lo usado, afirmaram os pesquisadores da IBM X-Force.

Na nova versão do Malware de IoT Mirai foi encontrado um módulo para a mineração de Bitcoin, mas aparentemente seus atacantes não parecem tê-lo usado, afirmaram os pesquisadores da IBM X-Force.

Note-se que esta versão do malware foi concebido para infectar dispositivos de 64 bits baseados em BusyBox. Ele apareceu no radar dos especialistas no dia 20 de março de 2017, mas no dia 27 de março do ele já tinha sumido.

elf-mirai-attack-activity-min

Segundo os pesquisadores da IBM X-Force, o módulo para mineração era apenas uma experiência por parte de operadores mal-intencionados. Aparentemente, ele foi concluído imediatamente depois que os intrusos perceberam que apenas os dispositivos IoT (roteadores, câmeras de vigilância, sistemas DVR, etc.) estavam à sua disposição, e cujo “poder” é comparável aos computadores dos anos 80 e para a mineração de Bitcoin esse poder de mineração definitivamente não é suficiente.

Ressalta-se que o módulo de mineração nunca foi utilizado para o fim a que se destina. Parece que os operadores rapidamente perceberam a futilidade deste empreendimento.

Os pesquisadores sugerem que para se ter um mínimo de resultado com essa operação seriam necessários muitos dispositivos IoT, mas esse cenário parece muito improvável para eles. O próprio malware foi rastreado ate um console de gerenciamento baseado na web chinesa.

mirai-dropper-web-console-min

Com base nesses dados, os analistas concluem que a função desconhecida dos hackers chineses tentou adicionar uma característica de mineração ao Mirai.

Já no final do ano passado, pesquisadores da Fortinet encontraram uma nova família multifuncional maliciosa que poderia transformar computadores infectados em servidores proxy, para “extrair” vários tipos de criptomoedas (Bitcoin, Litecoin, Zcash, etc.).

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *