Notícias

Investores da MtGox pretendem retirar corretora da falência

Apesar de uma investigação ainda estar em andamento em relação ao fundador e CEO da falida MtGox, Mark Karpeles, no caso de peculato, manipulação de dados e violação de obrigações com os investidores, isso não o impediu de encontrar um novo emprego em uma base remota.

Um grupo de credores da já extinta corretora de Bitcoin MtGox arquivou uma nova petição judicial, que, se satisfeita, retirará Mark Karpeles da falência e lançará um processo de reabilitação civil. O Financial Times escreveu sobre isso.

A petição foi arquivada na esperança de impedir que o ex-CEO da MtGox, Mark Carpeles, obtenha vários bilhões de dólares em potencial que podem permanecer à disposição da empresa após a devolução dos fundos aos investidores.

A legislação japonesa atual sugere que, caso a MtGox retenha seu atual status de falência, a corretora devolva o dinheiro dos usuários em dólares nos valores que tinham em 2014. No entanto, devido ao grande aumento do preço do Bitcoin – que cresceu dezenas de vezes desde então –, Carpeles e a MtGox, mesmo tendo devolvido todos os fundos aos investidores, podem receber um bônus bastante significativo.

De acordo com o Financial Times, mais de 173 mil dos 202.195 BTC que a corretora de valores possuía no momento da falência podem ser deixados para Carpeles. Na taxa atual do Bitcoin, isso é algo em torno de US$3bilhões.

Como observa o jornal, agora tudo será reduzido à “batalha de especialistas”: representantes do gerente de falências que acreditam que o atual plano de liquidação será mais confiável e representantes dos investidores que insistem que sua oferta não será apenas mais rápida, mas também mais justa, porque lhes permitirá retornar não o equivalente em dólares de depósitos, mas valores reais em Bitcoins.

O próprio Mark Carpiles disse anteriormente que não acredita que ele economizar pelo menos parte desses ativos.

Ele também deixou claro que pretende reviver a MtGox – segundo ele, é necessária uma soma de US$245 milhões. Entre as formas possíveis de arrecadar fundos, o fundador da corretora de valores recorre à recapitalizarão, emissão de ações e manutenção da Oferta Inicial de Moedas (ICO).

 

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *