Notícias

Porto da Antuérpia testa blockchain

O segundo maior porto na Europa em termos de volume de negócios de contêineres, o porto da Antuérpia está lançando um projeto piloto de blockchain destinado a otimizar processos logísticos.

O segundo maior porto na Europa em termos de volume de negócios de contêineres, o porto da Antuérpia está lançando um projeto piloto de blockchain destinado a otimizar processos logísticos. Isso foi relatado pela revista ForkLog.

De acordo com a publicação, a administração do porto belga pretende aumentar a eficiência dos processos logísticos do terminal de contêineres e automatizar várias operações de rotina.

“A metade do custo das contas de transporte de contêineres esta relacionada a relatórios e notas em papel”, observa a administração portuária.

Além disso, os representantes do porto observam que o simples movimento dos contêineres de um determinado ponto A para o ponto B pode abranger mais de 30 participantes diferentes, incluindo encaminhadores, transportadores, expedidores, etc., bem como cerca de 200 operações diferentes.

Na opinião deles, a tecnologia de blockchain pode melhorar a transparência do intercâmbio de dados e acelerar a interação entre os participantes do processo logístico, clientes e portuários. Isso, por sua vez, minimiza a probabilidade de qualquer manipulação de dados.

O teste piloto será realizado em cooperação com o startup de blockchain T-Mining.

Outro uso de blockchain em portos, foi testado pela Maersk e IBM que usaram uma blockchain com sucesso ao colocar em uma rede descentralizada todos os tramites de uma negociação de mercadorias que viajava da Europa para os Estados Unidos.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *