Notícias

Roskomnadzor: Exchanges entram em lista negra na Rússia

s sites de criptomoedas estão na mira do Roskomnadzor (Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Comunicações de Massa).

Parece que o governo russo não consegue definir sua posição com relação as moedas digitais, dessa vez são os sites de criptomoedas é que estão na mira do Roskomnadzor (Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Comunicações de Massa).

Uma serie de exchanges foram analisadas e estão sendo bloqueadas na Russia sob a alegação de que os sites coletam dados pessoais dos clientes e então acabam vazando esses mesmos dados criando grande confusão na vida dos usuários, entre os sites listados estão: https://bitcointalk.org, https://golos.io, Yobit.net, o espelho Yobit.io/ru, mmgp.ru, último espelho – mmgp.io já bloqueado – também constam na lista a BTC-E.

Outra razão dada pelo Roskomnadzor é que esses sites não tem controle sobre a origem do dinheiro, facilitando as lavagens do mesmo, bem como o financiamento de atos ilícitos.

Anteriormente o Roskomnadzor bloqueou a Exchange p2p, a LocalBitcoins no país. O domínio entrou na lista negra e agora não está mais disponível para os provedores de internet russos. O mesmo ocorreu com a exchange de criptomoedas EXMO.

Os especialistas dizem que nos últimos anos o clima politico da Rússia com relação às criptomoedas tem mudado para melhor. Mas bloquear sites de troca de criptomoedas não parece ser a decisão mais amigável.

Desde o dia 03 de setembro o site bitcoin.info, que fornece informações sobre as mais diversas criptomoedas, esta sob bloqueio do Roskomnadzor e aguarda recurso na justiça. Portanto, de acordo com analistas, apesar da falta de razões óbvias para bloquear o acesso a sites de criptomoedas, tais precedentes ainda podem acontecer.

Basta lembrar como Soinspot.ru bloqueado no início de 2015, por uma decisão do tribunal da cidade Nevyansk região de Sverdlovsk, apenas para em seguida ser revogada. Esperamos que, dessa vez não, e que tudo seja apenas uma tempestade de verão e os sites de criptomoedas possam voltar a seu funcionamento normal naquele país.

 

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *