São Petersburgo: uma blockchain para validar produtos lacteos

Empregados da Universidade Politécnica de São Petersburgo “Peter the Great” desenvolveu uma blockchain que visa proteger os consumidores das falsificações de produtos lácteos.

Publicado em 26 de julho de 2017 por

Empregados da Universidade Politécnica de São Petersburgo “Peter the Great” desenvolveu uma blockchain que visa proteger os consumidores das falsificações de produtos lácteos. Conforme relatado pela TASS, o desenvolvimento no futuro próximo será apresentado ao governo da região de Leningrado.

Segundo os cientistas, na Rússia como um todo, o volume de produção leiteiro é 40% menor que o volume dos produtos lácteos disponibilizados para a venda.

Publicidade

Publicidade

“Nosso desenvolvimento permitirá que os produtos lácteos falsificados sejam retirados do mercado. Usando o código QR no pacote, o comprador terá a oportunidade de descobrir onde e quando o leite foi produzido, por qual máquina e com qual número ele foi levado para a fábrica, como as matérias-primas foram analisadas, quando um pacote específico de leite ou iogurte foi liberado e quais ingredientes foram adicionados”, disse o gerente de projeto, Dmitry Garanin.

Os cientistas explicaram que seu produto de software irá combinar os fluxos de dados que os fabricantes coletam. Não é necessário substituir o equipamento de produção.

“O sistema ‘Mercury’, projetado para monitorar a conformidade da composição reivindicada na embalagem, adicionou um sistema de fusão de dados e um sistema de código QR e combinou esses arrays com a tecnologia de blockchain”, explicou Garanin.

Publicidade

Publicidade

Em setembro, será lançada a ICO da startup suíça Ambrosus, que oferece um sistema de contratos inteligentes que rastreiam todas as etapas do fornecimento de alimentos, garantindo sua qualidade e segurança desde o campo ate o balcão.

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment