Vitalik Buterin: estou arrependido de ter usado o termo “contrato inteligente”

O fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, disse que desenvolvedores da plataforma estão discutindo a possibilidade de ativar simultaneamente o protocolo Casper FFG e a tecnologia de sharding (fragmentação de blocos) para o dimensionamento de rede.

Publicado em 15 de outubro de 2018 por

Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, lamentou o uso do termo “contrato inteligente” durante uma discussão no Twitter sobre a legislação de criptomoedas.

“Para ser honesto, lamento agora que tenhamos adotado o termo “contrato inteligente”. Eu deveria chamá-los de maneira mais chata e técnica. Talvez algo como ‘scripts permanentes’”, escreveu Buterin.

Em resposta Vlad Zamfir, o principal desenvolvedor do Ethereum, salientou que não se arrepende da escolha, acrescentando que foi uma boa lição para toda a equipe do Ethereum. Zamfir escreveu também que ele mesmo gosta mais do termo “procedimentos armazenados”.

Vale notar que o termo “contrato inteligente” foi proposto em 1994 pelo famoso criptógrafo Nick Szabo, que o descreveu como um protocolo de computador que, através de algoritmos matemáticos, conduz independentemente transações com controle total sobre sua implementação. Alguns princípios de contratos inteligentes foram implementados no protocolo do Bitcoin.

Contratos inteligentes receberam ampla aplicação prática com o advento e desenvolvimento do projeto Ethereum. Em 2013, Vitalik Buterin chegou à conclusão de que o Bitcoin é pouco adequado para ser usado como um protocolo básico para contratos inteligentes, uma vez que não foi originalmente projetado para essa tarefa. Posteriormente, Buterin decidiu criar do zero um protocolo mais adequado para contratos inteligentes.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment