Notícias

WannaCry pode se espalhar por 70% das ATMs indianas

O ataque cibernético conhecido como WannaCry ou WannaCrypt tem dado sinais de que a rede de ATMs da Índia podem ser o próximo alvo, e que caso isso ocorra ate 70% das maquinas poderiam ser afetadas.

O ataque cibernético conhecido como WannaCry ou WannaCrypt tem dado sinais de que a rede de ATMs da Índia podem ser o próximo alvo, e que caso isso ocorra ate 70% das maquinas poderiam ser afetadas.

Como as ATMs na China foram confirmados como sendo alvo fácil para a infiltração dos hackers, o fenômeno continua a se espalhar. A vulnerabilidade subjacente do Windows na raiz do problema é um grande problema para infraestrutura. A defasagem do programa faz com que esta seja menos segura.

Na Índia, um fato que tornou-se conhecido é de que 70% das ATMs ainda executam o Windows XP, um sistema operacional de 16 anos de idade para o qual a Microsoft não vem lançando atualizações de segurança desde 2012.

“Vimos um grande foco dos ataques nas ATMs da região da Ásia-Pacífico (APAC), incluindo a Índia”, afirmou o jornal local First Post citando a empresa de segurança cibernética FireEye, com sede nos EUA.

“As ATMs em países subdesenvolvidos são particularmente vulneráveis, pois esses países ainda usam software de ATM antigo, e estão executando o Windows XP. Isso as torna o alvo perfeito para uma invasão mais fácil”.

O Windows XP tem sido o cerne do dano WannaCry no Reino Unido, e muitos computadores utilizados no país, principalmente no setor de saúde do NHS, ainda executam o sistema operacional defasado.

Os caixas eletrônicos já são um tema doloroso para os consumidores indianos, uma vez que desde a desmonetização de novembro o assunto de dinheiro físico se tornou sinônimo para a escassez de dinheiro que assola a nação.

Mesmo com tudo isso acontecendo, o Bitcoin está florescendo na Índia. A Zebpay, principal corretora de Bitcoin do país, anunciou hoje que mais de meio milhão de pessoas tinham baixado seu aplicativo de carteira.

Fato inexplicável

Governos e bancos, em geral, arrancam o couro da população. O governo com impostos e os bancos com uma quantidade imensa de taxas. Vai me dizer que nenhum dos dois tinha dinheiro suficiente para comprar e manter em suas instituições programas de ponta?

Toda uma rede de serviços públicos pode terminar fora do ar porque o governo não quis fazer upgrade em seu sistema? Seria interessante encontrar alguém que explicasse como isso pode ser logico.

Os bancos, por seu lado, tem lucros astronômicos todos os anos, mas, e investir em um melhor atendimento para os otários que enchem seus bolsos? Nisso ninguém pensa! Sempre vemos agencias da Caixa Econômica Federal que tem 10, 15 ATMs, mas quando você precisa tirar seu dinheiro, somente uma ou duas tem notas.

Agora, será que cai a mãozinha do funcionário que coloca as notas lá? Mata algum funcionário, pago para esse serviço, manter essas porcarias com dinheiro? O povo é feito de otário em todas as esferas! E apesar disso ser endêmico no Brasil, não é exclusividade tupiniquim.

À luz desse novo malware, é bem provável que inventem um novo imposto, uma nova taxa para modernizar o sistema; como se o que  já tiram de nós não fosse mais que suficiente para isso.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *