4 tendências em pagamentos digitais e como elas podem afetar o preço do Bitcoin

Publicado em 16 de Maio de 2018 por

A forma como as pessoas fazem pagamentos está mudando mais rapidamente que qualquer área de serviços financeiros, impactada pelas mudanças na tecnologia digital, forças competitivas e demandas do consumidor. Entender as tendências de pagamento é importante para qualquer banco ou método de pagamento que queira atender às completas necessidades financeiras de seus consumidores.

IMAGE SOURCE: bittale.com

Embora o dinheiro e os cartões ainda dominem o cenário de pagamentos, parece haver uma maior aceitação da tecnologia de pagamento móvel, especialmente por grupos demográficos mais jovens e por certos tipos de transações (P2P) como são as pagas com Bitcoin. A empresa Accenture publicou um estudo analisando 10 megatendências que impulsionarão o futuro dos pagamentos – algumas delas serão revisadas neste artigo, já que também podem afetar o preço do Bitcoin devido a diferentes fatores, variando de simples oferta e demanda a apenas opções mais fáceis de adotar para os consumidores.

A experiência do cliente marca a principal diferença

A coleta e análise de grandes quantidades de dados fornecem a base para uma melhor experiência do cliente (CX ou Customer Experience) em todos os setores, especialmente bancos e pagamentos. De acordo com o estudo da Accenture, a capacidade melhorada de fornecer serviços de consultoria de pagamentos e gerenciamento de despesas é desejada por 70% da geração mais jovem. Esses consumidores também procuram por uma maneira mais fácil de fazer compras em seus dispositivos móveis. Embora os dados de pagamento estejam historicamente sob o controle de organizações tradicionais de serviços financeiros, mais de 60% dos consumidores da Geração Y e Z estão dispostos a compartilhar suas credenciais de conta bancária com terceiros. Isto é de especial importância durante um período de capacidade bancária aberta expandida e aceitação regulamentar.

IMAGE SOURCE: reviewtrackers.com

Pagamentos em todos os lugares

A indústria de pagamentos transformou-se muito rapidamente de uma infraestrutura de cartões e terminais para uma que é dominada por telefones e cartões, sendo que o próximo estágio é o domínio dos celulares. Hoje em dia, a procura pela facilidade de pagamento pode ser observada em qualquer lugar, desde os usuários que pagam por um café no Starbucks através de seus smartphones aos negócios como Betway Casino que aceitam pagamentos de jogos online usando cartões pré-pagos, como o Paysafecard devido à segurança e controle que oferecem. A indústria de pagamentos de hoje está sendo dominada rapidamente por organizações como Venmo, Square e Stripe, onde os pagamentos podem ser feitos entre pessoas (P2P) ou entre pessoas e empresas (P2B) e até mesmo entre empresas (B2B). Com o aumento das ofertas de pagamento como essas, a demanda por métodos ligeiramente complicados, como o Bitcoin, pode ser reduzida.

Crescente impacto da Geração Z

O segmento dos jovens adultos de hoje que acompanham a geração do milênio é projetado para chegar a 40% dos consumidores dos EUA até o ano 2020, apenas para dar o exemplo. Semelhante aos jovens da geração do milênio, esse segmento (18 a 21 anos) tem tudo a ver com tecnologia digital e telefone celular. De fato, 80% abandonariam a televisão por um dia e 28% desistiriam de amigos ou dinheiro para manter seu celular. Isso pode ser facilmente visto no Brasil, onde, segundo a Newzoo, existem mais de 79.578.000 usuários de smartphones, tornando-se o quarto país do mundo com penetração de smartphones, logo atrás da China, Índia e Estados Unidos. Essa geração exige experiências imediatas e altamente personalizadas. Quase 70% da Geração Z usa aplicativos bancários móveis diariamente, com 68% querendo pagamentos P2P instantâneos. Apesar de ser móvel primeiro, esta geração também usa outros canais mais que outras gerações.

Publicidade

Publicidade

IMAGE SOURCE: businessinsider.com

Aceitação de pagamentos móveis

Em grande parte devido ao uso cada vez mais comum dos smartphones diariamente, os consumidores mais jovens estão exigindo uma experiência excepcional de pagamentos digitais em todas as plataformas — mais importante em seus smartphones — e querem ser compensados por recompensas, ofertas e descontos, direcionando para um novo ciclo positivo do mercado de criptomoedas, no caso em que eles podam-se acoplar a essas tendências. Esse fato acabará forçando os bancos tradicionais e os participantes de pagamentos a pensar além do aspecto funcional dos aplicativos de pagamento móvel e criar uma experiência de cliente envolvente, ou correr o risco de ficar fora do processo. Isso também se aplica às criptomoedas: quase um quarto dos consumidores usaria uma carteira digital ou e-wallet oferecida por um banco ou um terceiro não bancário e abandonaria seu aplicativo móvel bancário atual se conseguisse obter dados agregados da conta em uma carteira móvel.

IMAGE SOURCE: focusmalaysia.my

Em resumo, a complacência é o maior inimigo a ser enfrentado no setor bancário e dos pagamentos digitais. Só porque a mudança foi lenta no passado, não significa que continuará assim, e, como foi encontrado no banco móvel, quando a transição das preferências do consumidor muda, a transição será rápida em breve, forçando os principais participantes como o Bitcoin a oferecer uma abordagem mais fácil e orientada para a experiência do cliente, para ficar à frente do jogo.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment