Notícias

Coréia do Sul estuda como regularizar e legalizar Bitcoin

O Ministro das Finanças da Coréia do Sul, Kim Dong-yeon, respondendo a pergunta de um dos legisladores sobre a futura regulamentação da indústria de criptomoedas, enfatizou que as autoridades não pretendem proibir nem exercer qualquer pressão sobre o mercado das moedas digitais.

A Coréia do Sul tem um dos maiores mercados de Bitcoins do mundo, e seu governo está agora se preparando para regulamentar esse mercado e, logicamente, ficar com uma parcela dele sob a forma de impostos.

De acordo com um relatório hoje divulgado pelo Korea Herald, o representante Park Yong-Jin, legislador e membro do Partido Democrata do país, está elaborando três revisões este mês para construir um quadro regulamentar para moedas digitais.

Um dos pontos da legislação atual será revisado, trata-se da lei de transações financeiras eletrônicas, segundo afirma o relatório, essa modificação será para incluir as criptomoedas. Trocando em miúdos, isso significaria que os comerciantes e mesmo as empresas envolvidas em transações de criptografia ficariam sob o domínio do governo sul-coreano.

Na proposta preliminar, Park apontou para “o vazio de uma proteção estatal que garante o valor da moeda digital”, citando a necessidade de abordar “a inexistência da moeda digital para outras moedas existentes” e, intrigantemente, “a possibilidade de destruir a economia nacional com uma explosão das bolhas da moeda digital”, de acordo com o relatório. Park, presumivelmente um cético das moedas digitais, comparou notavelmente os preços crescentes deste ano de criptografia com a mania de tulipas da Europa no século XVII.

Outros pontos a serem abordados serão as questões fiscais de renda e evasão de divisas, as autoridades acreditam que o uso de criptomoedas facilita a evasão de divisas do país. A Coréia do Sul tem estado entre os maiores mercados de comércio de Bitcoins do mundo este ano.

Os dados mostram que o mercado coreano atingiu quase 8,5% dos Bitcoins negociados no mundo em um período de 24 horas, com um preço médio de venda um pouco maior que US$ 150 quando comparado aos mercados baseados em USD.

Conforme relatado por publicações online no final de 2016, a Comissão de Serviços Financeiros do país (FSC) – o principal regulador financeiro – estabeleceu uma força-tarefa para as moedas digitais, com o objetivo de introduzir regulamentos para a indústria este ano.

Na época, o presidente do FSC, Yim Jong-yong, afirmou:

“O governo irá pressionar para uma sistematização em escala total das moedas digitais em conjunção com a tendência global que acontece nos EUA, Japão e outros países”.

Bem é isso. Mais um governo, mais um interessado em controlar sua população através do dinheiro. Os governos temem perder o controle de sua população e o dinheiro sempre se mostrou uma fonte segura de conseguir isso. É muito provável que quase nenhum governo tradicional abrirá mão dessa fonte sem briga.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *