Notícias

Criptoentusiasta alemão cria bicicleta elétrica capaz de trabalhar com tecnologia Lightning Network

Matthias Steinig, um desenvolvedor de Lightning Network de Berlim, criou um sistema que permite que bicicletas elétricas entrem em operação com a ajuda da tecnologia de micro-pagamentos da Lightning Network.

A solução está no estágio de Proof-of-Concept (PoC), sendo que, no entanto, já é totalmente funcional – isso vale também para o sistema de pagamento. O projeto tem potencial de ser útil a empresas que alugam bicicletas elétricas urbanas.

Matthias Steinig observou que, por enquanto ele estava compartilhando apenas o código do programa, e a descrição completa da instalação será publicada mais tarde.

Conforme indicado na descrição do projeto no GitHub, em uma tela especial, o usuário pode selecionar o tempo de viagem desejado, digitalizar o código QR e efetuar um pagamento por meio do aplicativo móvel. Após o pagamento bem-sucedido, a bicicleta é ativada e disponibilizada para viagens. O próprio dispositivo de pagamento é alimentado por uma bateria de bicicleta.

No momento, existem três opções diferentes para a duração da corrida, e o custo de um minuto é de 250 Satoshi.

O núcleo do sistema é o Raspberry Pi Zero WH, que controla a conexão com a rede móvel e o gerenciamento de energia. Uma tela de papel eletrônico é utilizada na exibição de informações. Segundo Matthias, essa solução deveu-se ao fato de consumir uma quantidade extremamente pequena de energia e também apresentar boa qualidade de imagem em dias ensolarados.

No lado do servidor, foi usado o Raspberry Pi 3, que controla o nó Lightning baseado no c-lightning. Esta implementação difere da original somente por não implicar a instalação de um nó completo do Bitcoin – para este propósito, foi utilizado o pseudonó sPRUNED, que requer apenas 300 MB da Blockchain.

Lembramos que anteriormente, o criptoentusiasta brasileiro Ricardo Reis divulgou a criação de uma máquina de vendas que aceita pagamentos em Bitcoin através da Lightning Network. É possível ler mais sobre isso aqui.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *