Notícias

Ethereum: Constantinopla, o que você precisa saber sobre o Hard Fork do ETH

constantinopla ethereum eth constantinople

Constantinopla é o nome que se deu a uma nova atualização que ocorrerá na rede Ethereum por volta do dia 16 de janeiro, esse hardfork já estava previsto para a rede desde o ano passado e trará muitas modificações no sistema da criptomoeda atual ocupante do 3º lugar em capitalização de mercado.

Observe que a data de 16 de janeiro para a atualização é uma estimativa. A atualização deve acontecer quando o bloco 7.080.000 da Blockchain Ethereum for extraído.

Aqui vai uma visão geral do que, exatamente, está acontecendo, e os passos que os proprietários de ETH devem realizar antes do fork.

Sem “almoço grátis” do ETH

Bom na verdade os detentores de Ethereum não precisam fazer nada, se por acaso você receber algum e-mail ou informação sobre procedimentos para esse fork pode ter a mais absoluta certeza de que se trata de um esquema de phishing.

Não, você não receberá outra moeda, esse fork não trata da criação de uma nova Blockchain ele é simplesmente uma atualização da rede, se em algum lugar disser isso, tiver esse tipo de informação acredite trata-se de um esquema.

Os operadores de nó e mineiros da rede Ethereum terão que atualizar seu software antes do fork; as instruções de como realizar essas atualizações podem ser encontradas seguindo o link.

Ethereum: Pavimentando a estrada para o futuro

Como já dissemos antes o Constantinople é um fork que vem para trazer melhorias para a rede ETH, mas que melhorias são essas?

EIPs do Constantinopla

Constantinopla é composta por cinco Ethereum Improvement Proposals (EIPs), que são documentos que explicam uma nova característica ou mudança no código da rede. Explicá-los em detalhes pode ser um pouco técnico demais para a maioria dos usuários, mas aqui está uma visão geral das alterações mais importantes que eles trazem.

Quatro dos EIPs – EIP 145, 1014, 1052 e 1283 – descrevem várias melhorias técnicas, que tornam o Ethereum um pouco mais eficiente, mais barato de usar e abre caminho para futuras atualizações. Em suma, eles são bons, necessários, mas não são algo que a grande maioria dos usuários notará no uso diário.

A chegada dos esperados State Channels

O EIP 1014 vale a pena destacar, pois permite interagir com os endereços da Ethereum que ainda não foram criados. Isso é importante, pois será usado para os chamados canais de estado (state channels), o que (esperançosamente) será uma importante solução de escala para a rede, permitindo que certas transações aconteçam em uma Blockchain separada. Lembra como Cryptokitties atravancou a rede Ethereum? Bem, graças aos canais estaduais, jogos como este poderão viver na rede sem maiores problemas.

De PoW a PoS – Desafios para o ETH

O quinto EIP, 1234, traz duas grandes mudanças. Um delas reduz a recompensa da mineração de Ethereum, e a outra retarda a chamada “dificuldade bomba”, um mecanismo que força a Ethereum a atualizar para um modo de operação completamente diferente o chamado prova de participação (PoS).

O Ethereum, como o Bitcoin, é uma plataforma baseada em Blockchain com um mecanismo de consenso de prova de trabalho –PoW-. Isso significa que os blocos com todas as transações nas redes são confirmados pelos mineiros, que empregam seu poder da computação para resolver um quebra-cabeça matemático com complexidade cada vez maior. Isso torna muito difícil (embora não impossível, como visto no recente ataque ao Ethereum Classic) alterar a Blockchain do Ethereum, mas também está gastando uma tremenda quantidade de energia.

PoS – Um sonho antigo, agora realidade?

Desde a sua criação a ideia sempre foi mudar a rede em determinado ponto de PoW para PoS, isso agora está para se tornar realidade. Na PoS, não há mineração no sentido tradicional; em vez disso, os proprietários de ETH podem “apostar” para participar de uma espécie de loteria, na qual os vencedores “criam” o próximo bloco. E essa mudança não é apenas uma fábula futura; acontecerá em um upgrade chamado Casper que está sendo desenvolvido a todo vapor e está programado para entrar em ação em algum ponto de 2019 (Casper, será com certeza um upgrade muito mais significativo do que Constantinopla).

Dificuldades na implementação da PoS no Ethereum

Trocar PoW para PoS não é simples. Ao longo do tempo a criptomoeda viu florescer um grande ecossistema em torno da mineração e de uma hora para outra todo esse investimento não valerá de nada, outro fator é que antes de implantas o PoS todos os problemas desse protocolo deveriam ser resolvidos, ele tem que funcionar redondinho para não criar problemas para a Blockchain.

A dificuldade de bomba é outro problema que será resolvido nessa atualização, como o Casper ainda não está pronto, essa mudança atrasará a bomba de dificuldade em aproximadamente 12 meses. Como todos sabem a dificuldade de bomba estava prevista já a algum tempo e seus efeitos foram calculados em lucro para as mineradoras. Assim, o EIP 1234 faz outra alteração: reduz as recompensas de mineração de blocos de 3 ETH por bloco para 2 ETH por bloco.

Os resultados se revelarão logo…

Com isso depois de 16 de janeiro os mineiros levarão praticamente o mesmo tempo para extrair um bloco, porem seu lucro será de 2 ETH ao invés de 3. Não é muito complicado, mas terá consequências duradouras no Ethereum.  

E o preço do ETH como fica?

Constantinopla como já dissemos não muda nada para os usuários e detentores de ETH, e isso inclui o preço da moeda, porem como a redução da emissão de moedas acredita-se que seu valor possa variar e até melhorar um pouco.

Nos últimos dois anos a moeda simplesmente variou entre um pico de US$ 1.400 em janeiro de 2018 a uma baixa de US$ 85 em dezembro, por isso tentar prever aqui o que ocorrera após a implementação do Constantinopla é coisa para alguém muito melhor nisso que eu, alguém tipo Nostradamus talvez.

Período de fork = Instabilidade

Os usuários e holders de ETH devem analisar com cautela esse período existem boas razões para um otimismo cauteloso.

Reduzir o influxo de ETH deveria, teoricamente, elevar os preços, embora o efeito provavelmente seja moderado. Além disso, se o upgrade ocorrer conforme planejado, ele reduzirá a incerteza o que normalmente é bom para o preço.

Contudo, existem outras características técnicas chegando para a Rede Ethereum que podem causar tanto um aumento nos preços quanto na usabilidade de seus ativos. Uma delas é a possível instalação de transações anônimas através do protocolo zkSnarks, que já está em andamento.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.