Notícias

FMI propõe regular criptomoedas com ajuda de tecnologias de Blockchain

A diretora executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, que recentemente  falou sobre os potenciais riscos do Bitcoin e de outras criptomoedas, ressaltou que os ativos também têm lados positivos.

A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou que os reguladores precisam usar tecnologias de Blockchain para “conter o perigo que – além dos óbvios benefícios – que são propostos pelas criptomoedas”.

“As inovações subjacentes aos criptoativos podem ajudar a regularizar os mesmos. Em outras palavras, podemos curar semelhante com o semelhante”, escreveu Lagarde no blog do FMI.

A chefa do FMI observou que criptomoedas podem facilmente causar instabilidade financeira e também ser utilizadas no financiamento do terrorismo e para branqueamento de capitais. De acordo com Lagarde, a tecnologia de registro distribuído pode ser usada para regular ativos digitais a nível internacional.

“Para garantir a segurança das transações on-line, é necessário que [participantes e reguladores do mercado] tenham canais de comunicação ininterruptos e rápidos. A tecnologia que fornece transações internacionais pode ajudar na criação de registros de informações verificadas com assinaturas digitais. Um trabalho mais eficiente com dados também pode ajudar a liberar recursos para tarefas prioritárias e reduzir casos de evasão fiscal”, destacou Lagarde.

Ela também acrescentou que a criptografia, juntamente com a inteligência artificial e a biometria, pode ser usada para limpar o ecossistema criptomonetário da poluição’”.

De acordo com Lagarde, essas tecnologias “podem ajudar a melhorar a segurança digital e a detecção de transações suspeitas em tempo real”, sendo que isso permitirá às agências de aplicação da lei reagir prontamente e bloquear transferências ilegais, assim como acredita a chefa do FMI.

Lembre-se de que anteriormente, Christine Lagarde disse que o Fundo está ativamente tentando impedir o uso de Bitcoin e outras criptomoedas para o branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *