Notícias

Japão e o Reino Unido fazem acordo de cooperação em FinTech

Os influentes reguladores financeiros do Japão e do Reino Unido "trocaram cartas" para promover conjuntamente a inovação da Fintech ou da tecnologia financeira.

Os influentes reguladores financeiros do Japão e do Reino Unido “trocaram cartas” para promover conjuntamente a inovação da Fintech ou da tecnologia financeira. A colaboração também fornecerá orientação e apoio para empresas FinTech e startups para que elas possam entrar em seus mercados.

Anunciado hoje, a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) e a Agência de Serviços Financeiros do Japão (JFSA) concordaram com a troca de cartas (EoL), o que estabelecerá um quadro de cooperação e referências entre os dois países.

Fundamentalmente, o acordo de EoL é projetado para os respectivos reguladores em ambos os países que apoiam empresas FinTech na entrada do mercado parceiro. As empresas inovadoras procurarão entrar através de um sistema de referência regulatória. As incertezas regulatórias serão reduzidas, assim como o tempo necessário para entrar no outro mercado. 

Coletivamente, o fardo para as empresas e startups de ambos os países para entrar em mercados uns dos outros em novas jurisdições seriam reduzidos.

“Para o Japão, esta troca de cartas incentivará as empresas japonesas a se envolverem com negócios financeiros inovadores em todo o mundo, atraindo companhias britânicas para o mercado japonês e contribuindo para estimular a economia”, abaixo um trecho da FSA do Japão no anúncio conjunto.

Em declarações, Shirakawa disse:

“Este é o nosso primeiro caso na criação de um quadro de cooperação pró-Fintech com qualquer outro país. O Reino Unido é um dos países líderes mundiais em FinTech, gerando £ 6,6 bilhões em receita. Acreditamos que esta troca de cartas fortalece a relação entre a JFSA e a FCA e promove a inovação nos nossos respectivos mercados”.

No Reino Unido, a FCA “tem um objetivo estatutário abrangente como um regulador preparado para fazer com que o mercado de serviços financeiros funcione bem, assim como promovam a concorrência”, acrescenta um comunicado à imprensa feito pela agência.

Chris Woolard da FCA acrescentou:

“Estamos empenhados em incentivar a inovação que tem o potencial benéfico para os consumidores que utilizam os serviços financeiros aqui no Reino Unido. A troca de cartas de hoje com o JFSA ajudará a derrubar barreiras quanto à entrada no Japão e no Reino Unido para empresas com novos e interessantes serviços e produtos”.

Para a FCA, o acordo com o Japão junta-se a uma série de outras colaborações internacionais para o principal polo de FinTech no mundo. No início deste ano, o regulador do Reino Unido abalou a comunidade com um acordo feito a partir de sua contraparte no Canadá para a expansão das startups de FinTech em ambos os países. Em dezembro de 2016, a FCA assinou um acordo semelhante com Hong Kong.

Sobre a FCA

Em 1 de abril de 2013, a FCA tornou-se responsável pela supervisão de todas as empresas financeiras regulamentadas e pela supervisão das entidades não supervisionadas pela Prudential Regulation Authority (PRA).

A FCA tem como objetivo estratégico geral assegurar que os mercados relevantes funcionem bem. Ela tem três objetivos operacionais: assegurar um nível adequado de proteção aos consumidores; proteger e melhorar a integridade do sistema financeiro do Reino Unido e promover uma concorrência efetiva no interesse dos consumidores.

Em outubro de 2014, a FCA lançou seu Innovation Hub para incentivar a inovação nos serviços financeiros, apoiando empresas inovadoras com uma gama de serviços. O trabalho do Centro de Inovação da FCA está intimamente ligado ao objetivo da FCA de promover uma concorrência efetiva no interesse dos consumidores.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *