Procuradoria grega inicia processo criminal contra Vinnik

No dia 3 de outubro, dois investigadores da polícia financeira grega convocaram Alexander Vinnik, suspeito de lavagem de dinheiro através da BTC-e, para interrogatório em conexão com o início do processo criminal.

Publicado em 3 de outubro de 2018 por

No dia 3 de outubro, dois investigadores da polícia financeira grega convocaram Alexander Vinnik, suspeito de lavagem de dinheiro através da BTC-e, para interrogatório em conexão com o início do processo criminal. Isso foi relatado por Timofey Musatov, advogado do russo.

A Vinnik foi negada a presença de um advogado, uma vez que de acordo com as leis da Grécia, as autoridades têm o direito de realizar este interrogatório sem defesa. Alexander Vinnik se recusou a testemunhar até que estivesse totalmente familiarizado com as acusações.

Um dia antes, como parte de um pedido de assistência jurídica apresentado em agosto, o Ministério Público grego autorizou o interrogatório de Vinnik pelos investigadores russos.

Segundo o advogado, o pedido continha informações que permitiram iniciar um novo processo criminal contra Vinnik na Grécia.

“E. A. Malikova, funcionária do Gabinete da Procuradoria de Moscou, realizou o interrogatório na presença de representantes da Grécia e de terceiros”, disse Timofey Musatov.

Alexander Vinnik novamente se recusou a testemunhar – ele expressou temores de que as informações que poderia divulgar na presença de terceiros fossem usadas contra ele por investigadores da França, EUA e Grécia. Depois disso, o interrogatório foi adiado para o dia 5 de outubro.

Lembramos que no dia 14 de setembro, o Supremo Tribunal da Grécia publicou uma decisão formal que aprovava a extradição de Alexander Vinnik para a Rússia.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment