Como acessar seus Bitcoin Cash (BCC/BCH) de forma fácil

bitcoin cash wallet

Publicado em 14 de agosto de 2017 por

Depois do Hard Fork do Bitcoin, uma nova criptomoeda, o Bitcoin Cash foi criado. Esse novo ativo criptográfico se baseia na mesma rede do Bitcoin, contudo, com o Fork a rede foi duplicada, e, duas Blockchains separadas de igual teor até o momento da divisão surgiram.

Desta maneira, todos os que tinham saldos de Bitcoin no momento do Fork, possuem um saldo exatamente igual de Bitcoin Cash em seus endereços.

Publicidade

Publicidade

Se você apenas quiser ver quanto tem em sua carteira de Bitcoin Cash, não é necessário acessar a mesma para isso. Entre no serviço Blockdozer.com e digite seu endereço de carteira na parte superior do site. Esse serviço é simples e prático, e funciona de forma similar ao site Blockchain.info.

Acessando a carteira de Bitcoin Cash

Caso você tenha seguido a recomendação de guardar seus BTCs em uma carteira antes do Hard Fork, talvez esteja se perguntando agora como faz para tirar seus BCC/BCH daquele endereço de Bitcoin.

Para ajudar, montamos esse tutorial sobre como recuperar sua carteira através da Private Key e/ou Seed na Electron Cash, a alternativa baseada na popular carteira de Bitcoin Electrum para o Bitcoin Cash.

Publicidade

Publicidade

Primeiro passo: Conseguindo sua Private Key ou Seed

Basicamente, se você criou sua carteira em qualquer software responsável, você pode ter acesso tanto à Private Key quanto à sua Seed. Enquanto a Private Key se parece com um endereço de Bitcoin um pouco mais longo, a Seed, por sua vez, é um conjunto de 12 ou mais palavras aleatórias.

Enquanto a Seed pode conter vários endereços de carteira ocultos no meio daquelas palavras, a Private Key apenas desbloqueia um endereço de carteira.

Exemplo de Private Key: KzbLDe1tDuzVTeeh9pJ8GTxdpAF4YXe4MCjtPmpkh4j7RdwZGhVm

Exemplo de Seed: candy paper fat tortoise already begin below logic avocado recycle motor chimney

Com qualquer um dos dados acima é possível tomar controle dos Bitcoin Cash que estejam em um dito endereço. No exemplo desse tutorial iremos obter acesso à carteira 1P1rjDaXKHHZSVvEEsQKgoDML9XG7sJ4zN .

Para saber como recuperar sua Private Key ou Seed da carteira Electrum, clique aqui e siga esse tutorial primeiro.

Independente da carteira de Bitcoin que você use, você pode ter a possibilidade de acessar a Seed, a Private Key ou ambos. Mas, antes de movimentar seus BCCs precisamos fazer algo bem importante, retirar o saldo em BTC daquele endereço.

Honestamente, não percebi riscos na Electron Cash, mas algumas pessoas insistem que o software pode ser uma tentativa de roubar endereços de Bitcoin. Então, para evitar essa possibilidade, iremos inicialmente retirar os BTCs que possam estar nesse endereço para outro.

Você pode enviá-los para sua corretora ou, caso não pretenda negociá-los, para um outro endereço de carteira sem problema algum. Uma vez que isso esteja feito, prossiga o tutorial.

Segundo passo: Fazendo download da Electron Cash

Tendo em mãos sua Seed ou Private Key, você pode agora fazer o download da wallet Electron Cash. O link dela está disponível no site do Bitcoin Cash.

Assim que o download tiver terminado, abra o programa e comece digitando um nome para sua carteira de BCC.

bcc wallet

Na sequência você pode escolher o tipo de carteira que deseja criar, se terá multisig e etc. Se não souber do que estou falando, apenas deixe como está e clique em “Next”.bcc wallet tutorial

Nesse ponto, devemos escolher a opção através da qual desejamos importar nossa wallet de Bitcoin Cash na Electron Cash. Existem duas possibilidades, dependendo do que você deseja fazer.

Primeira opção: Importar a Seed

Para importar suas palavras semente, ou Seed, basta escolher a opção “I already have a seed” e clicar em “Next”.

bcc wallet seed

Segunda opção: Importar a Private Key

Se você quiser importar sua carteira através da Private Key, selecione a opção “Use public or private keys”.

bcc wallet private key

Após selecionar se quer importar a partir de sua Seed ou Private Key, digite/cole sua Seed ou Private Key completa, clicando em “Next” logo na sequência.

Seed:

bcc seed wallet import

Private Key:

bcc private key wallet import

Depois de fazer isso, a Electron Cash permite que você defina uma senha para criptografar sua carteira. Esse passo é opcional, mas fornece uma boa camada extra de segurança, razão pela qual recomendamos que você insira uma senha forte.

Verificar se a wallet está funcionando

Após fazer isso tudo, você precisa ver se a Electron Cash está funcionando conforme o desejado. Para garantir isso, vamos verificar a qual nó da rede do Bitcoin Cash ela está se conectando.

Clique em “Tools” e na sequência em “Network”.

bcc rede network node no

Assim que a janela abaixo se abrir, escolha a aba “Server” e clique com o botão direito sobre “electrum-abc.criptolayer.net” ou “electroncash.cascharia.com”, apertando na sequencia em “Use as server”.

bcc wallet node selection

Isso fará com que a Electron Cash se comunique com a rede correta, dando acesso aos seus BCC/BCH na Blockchain do Bitcoin Cash. Para verificar seu saldo, clique na aba Addresses.

Caso você tenha importado a Seed, talvez você veja uma janela parecida com essa:

bcc seed import wallet addresses

Se tiver importado a Private Key, provavelmente terá uma janela que será similar a essa:

bcc wallet import private key address

É isso, agora tudo o que você precisa fazer é enviar os BCC para onde quiser. Não se esqueça que, por enquanto, a rede está extremamente lenta, demorando várias horas e até mesmo dias para processar uma transação para uma exchange.

A Bitfinex, por exemplo, está exigindo 20 confirmações para um depósito e, esse comportamento, está ocorrendo em várias outras também.

Caso tenha alguma dúvida, fale conosco no e-mail [email protected] ou através dos comentários.

Publicidade

Publicidade

Thiago
Thiago é co-fundador e o suporte técnico, famoso faz-tudo, por trás do BTCSoul. Para ele o interesse nas criptomoedas, Blockchain e Bitcoin se encontra também em seu código.

7 comentários sobre: “Como acessar seus Bitcoin Cash (BCC/BCH) de forma fácil

  1. Alcantara

    Excelente. Obrigado.

  2. Andre Filipe de Brito Alves

    Funciona com quem tinha carteira na greenadress no dia do split?

    1. Oi Andre,
      tendo a seed ou a private key, funciona sim.

  3. Leonardo

    E caso eu não tenha guardados os btcs numa carteira antes do fork? Perdi meus Bcash que eu teria ganhado? Não há como resgatá-los mais? Eu tinha alguns valores no Mecado Bitcoin, que automaticamente me disponibilizou meus Bcash referentes. Mas a maior parte dos meus BTC estavam em outros locais que não o fizeram, como a Xapo. Perdi esses Bcash?

    1. Possivelmente sim, mas vale a pena tentar enviar um contato para o suporte desses serviços perguntando.

  4. Bruno

    Olá Tiago, já tentei com os dois servidores mencionados, um da erro e o outro fica dias não confirmado depois desaparece. Você pode me ajudar?

    1. Oi Bruno, envie um e-mail para [email protected] e veremos o que podemos fazer ok?

Leave a Comment