A equipe da carteira de Bitcoin Samourai anunciou o lançamento de uma nova versão de seu produto que agora suporta endereços SegWit nativos do formato bech32.
Assim, a Samourai Wallet tornou-se totalmente compatível com o BIP84, proposta que visa[ melhorar o Bitcoin, permitindo aos usuários enviar e receber fundos ã endereços totalmente criptografados.
O endereço de Bitcoin no formato bech32 começa com os caracteres bc1, não sendo compatível, no entanto, com versões de software e outras carteiras anteriores ou não suportadas.
Wallet users, today’s update is a big one: Full bech32 support – send and receive – Introducing Samourai to Boltzmann. Adding a new type of send to help protect against address clustering analysis: STONEWALL. Enhanced Ricochet updates and more… https://t.co/N8P6lINuWZ pic.twitter.com/GEar7DjxJQ
— Samourai Wallet (@SamouraiWallet) 3 de maio de 2018
No momento, apenas algumas carteiras fornecem suporte ao bech3, entre elas, a HolyTransaction, que implementou essa função recentemente.
Boltzmann/STONEWALL
A nova versão da Samourai Wallet inclui a possibilidade de auditar transações através do script Boltzmann.
Em dezembro de 2017, a Samourai Wallet adquiriu a unidade de pesquisa de Blockchain OXT e trabalhou nos últimos meses em colaboração com seus engenheiros em questões de privacidade e intercambiabilidade do Bitcoin.
Uma parte do processo foi o teste de transações através do script Boltzmann, que determina a entropia das transações, submetendo à análise aprofundada parâmetros como a conexão entre os dados de entrada e saída das operações.
“Quanto maior a entropia da transação, mais resistente ela é aos métodos usados para identificar endereços utilizados por empresas especializadas em análise de Blockchain”, afirmaram os desenvolvedores da Samourai Wallet.
Como resultado, a equipe decidiu abandonar o BIP126 – em vez disso, um mecanismo denominado STONEWALL foi introduzido. Este é um novo método de envio de moedas, que agora está disponível na Samourai Wallet por padrão (sua desativação é possível nas configurações da carteira). O método STONEWALL inclui, sempre que possível, a criação pelo usuário da carteira de uma transação que simula uma transação CoinJoin e recebe uma classificação de Boltzmann acima de zero.
Tais transações são exibidas na Blockchain como um conjunto de partes não relacionadas.
As soluções da Samourai Wallet podem ser úteis a usuários que atribuem maior importância à privacidade das transações e são uma resposta às ferramentas de rastreamento recentemente introduzidas por empresas como a Bitfury.
Lembramos que no início deste ano, desenvolvedores da Samourai Wallet apelaram a empresas e usuários para que abandonassem o sistema BitPay, alegando que o maior serviço de processamento da indústria, sem qualquer aviso e discussões com os desenvolvedores, se recusou a apoiar o esquema de exibição padrão de solicitações de pagamento descritas no BIP21 para usuários finais.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.